Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A alegria do Senhor

"A alegria do Senhor é a vossa força."
Neemias 8:10

A história que vou reportar aconteceu com o Pastor Marcelo Satiro quando este fez uma das duas viagens missionárias. Os detalhes já estão um bocado vagos porque já a ouvi há alguns bons meses. Mas mesmo assim, acho que a mensagem principal é fácil de se assimilar.

Numa das suas viagens missionárias a Angola, o Pastor Marcelo foi convidado pelos líderes locais para visitar uma senhora. Segundo as pessoas que convidaram o Pastor, a mulher havia perdido os filhos, o marido e outros membros da família na guerra.

Quando o Pastor recebeu o convite, ele pensou para consigo que o motivo por trás do convite era para ele tentar de alguma forma dizer algumas palavras que pudessem minimizar a dôr da senhora. Foi com este espírito que ele e as outras pessoas se puseram a caminho.

Quando eles chegaram perto da casa, e estando o Pastor totalmente convencido que haveria de encontrar uma mulher destruída emocionalmente e totalmente de rastos, o que ele encontrou surpreendeu-o profundamente.

No lugar de encontrar um trapo de mulher (em termos emocionais) , alguém sem alegria de viver, alguém amargo e sem forças para continuar a viver, o que o Pastor encontrou foi uma mulher a viver numa casa pobre, sem filhos, sem marido e com muito poucas posses a cantar:

Obrigado Deus!

Tu és Bom Deus!

Eu não sei o que as pessoas ao meu lado sentiram na altura, mas muito provavelmente o choque que o Pastor teve foi algo que eles tiveram. Eu sei que eu tive.

Como é possível que alguém a viver na miséria possa dar Glória a Deus e cantar com alegria genuína? Como é possível que alguém que perdeu os filhos e o marido na guerra possa estar grata ao Deus Todo Poderoso pela vida que leva? Isto é o tipo de coisa que só pode ser explicada do forma lógica se Deus existe.

Este é um dos (muitos) grandes mistérios de Deus e algo que não pode ser experimentado sem se pertencer à família de Deus. A resposta não está na mulher mas em Quem Deus é. Deus é "Pai de órfãos e juiz de viúvas" (Salmo 68:5) e Ele tem o poder de Deus de confortar os corações (Salmo 10:17).

Esta senhora tem a Alegria do Senhor na sua alma porque tem forma de explicar o mundo à sua volta, e tem a firme convicção de que vai viver para sempre com o Criador. Ela sabe que está perdoada e aceite na família de Deus, portanto, a sua vida temporária nada se compara com a Glória que está para vir.

É esta firmeza que lhe faz continuar a combater o bom combate, sabendo que um dia o sofrimento vai terminar.


Há uns anos atrás eu li uma frase que dizia algo mais ou menos parecido com isto:
A melhor evidência para a existência de Deus é a vida que não pode ser explicada sem Deus.
Quando penso na história do Pastor Marcelo e penso na senhora angolana, vejo que quem primeiramente disse esta frase estava 100% correcto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.